Bem Vindo!

"Este blog nasceu como requisito da matéria de Seminário de Integração I, ministrada pelo professor Felipe Aço. O objetivo do blog é o de levar à público nossas experiências e elaborações em sala de aula, tornando assim, possível a interação e integração dos grupos, aflorando ideias e pontos de vista que muitas vezes não se manifestam em sala de aula".
Somos estudantes do 5º semestre do curso de Psicologia, com faixas etárias distintas. Acreditamos que os nossos caminhos não se cruzaram por acaso. Aprendemos muito uma com a outra e o convívio diário nos leva a uma leitura da realidade, a qual compartilhamos e nos induz a sairmos da zona de conforto, de forma desafiadora, e é nesse momento que também surgem divergências para as quais tentamos encontrar um equilíbrio e colocar em prática a constante aprendizagem integrando de certa forma as nossas vidas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

"Psicologia Transpessoal"
A Psicologia Transpessoal pode ser chamada de a quarta força da psicologia. Surgiu em 1967 e veio da união de vários teóricos e correntes de pensamento da época que buscavam entender e explicar através da psicologia, medicina, ciências exatas ou naturais (física, química, etc) e religiões os estados alterados de consciência, o Eu superior, o além do ego e do self, a transcendência e a espiritualidade. Desta forma todos os pesquisadores que sentem afinidade com esta forma de explicação buscam trazer a cientificidade para estes acontecimentos da experiência humana. Alguns nomes importantes da humanidade que desenvolveram ou desenvolvem tal área de conhecimento:
Abraham Maslow, Carl G. Jung, Viktor Frankl, Fritjof Capra, Ken Wilber e Stanislav Grof, Amit Goswami, Anthony Sutich, Carl Rogers, Carlos Antonio Fragoso Guimarães, Frances Vaughan João Bernardes da Rocha Filho, Pierre Weil, Roberto Assagioli, Roger N. Walsh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário