Bem Vindo!

"Este blog nasceu como requisito da matéria de Seminário de Integração I, ministrada pelo professor Felipe Aço. O objetivo do blog é o de levar à público nossas experiências e elaborações em sala de aula, tornando assim, possível a interação e integração dos grupos, aflorando ideias e pontos de vista que muitas vezes não se manifestam em sala de aula".
Somos estudantes do 5º semestre do curso de Psicologia, com faixas etárias distintas. Acreditamos que os nossos caminhos não se cruzaram por acaso. Aprendemos muito uma com a outra e o convívio diário nos leva a uma leitura da realidade, a qual compartilhamos e nos induz a sairmos da zona de conforto, de forma desafiadora, e é nesse momento que também surgem divergências para as quais tentamos encontrar um equilíbrio e colocar em prática a constante aprendizagem integrando de certa forma as nossas vidas.

terça-feira, 7 de junho de 2011



"Bullying"




A palavra bully de origem inglesa que tem como tradução valentão, tirano, brigão. Seu substantivo, o bullying significa o conjunto de atos de violência física e psicológica intencionais e repetidos praticados por um indivíduo (bully) ou por um grupo de indivíduos (bullies) com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo. No Brasil não usamos um sinônimo da palavra, como zoar, por exemplo, porque o termo já é conhecido mundialmente para explicar o fenômeno. Muitos países da Europa já possuem pesquisas e trabalhos preventivos no assunto, porém no Brasil ainda são poucos mas parecem estar crescendo com o aumento de divulgação da mídia e campanhas de ONGs que já existiam antes da tragédia do Realengo em abril de 2011. Sendo assim, o ocorrido na escola do Rio de janeiro contribuiu para os brasileiros ficarem atentos sobre esta violência e começar a combatê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário