Bem Vindo!

"Este blog nasceu como requisito da matéria de Seminário de Integração I, ministrada pelo professor Felipe Aço. O objetivo do blog é o de levar à público nossas experiências e elaborações em sala de aula, tornando assim, possível a interação e integração dos grupos, aflorando ideias e pontos de vista que muitas vezes não se manifestam em sala de aula".
Somos estudantes do 5º semestre do curso de Psicologia, com faixas etárias distintas. Acreditamos que os nossos caminhos não se cruzaram por acaso. Aprendemos muito uma com a outra e o convívio diário nos leva a uma leitura da realidade, a qual compartilhamos e nos induz a sairmos da zona de conforto, de forma desafiadora, e é nesse momento que também surgem divergências para as quais tentamos encontrar um equilíbrio e colocar em prática a constante aprendizagem integrando de certa forma as nossas vidas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Seminário: Racional e Intuitivo Aula do dia 11.03.2011

Entendimento do Grupo:

O “Racional” e o “Intuitivo” são modos complementares de funcionamento da mente humana. A razão prevalece sobre a intuição. Vivemos na era científica dominada pela razão. Alguns pensadores e estudiosos abordam a questão do lado esquerdo do cérebro que seria o “intelecto” (abstrato, analítico, linear) e o lado direito do cérebro que seria o “racional” (intuitivo, imaginativo, subjetivo).
O pensamento “Racional” que seria o Yang (masculino) é linear, concentrado, analítico, claro, objetivo. Pertence ao domínio do intelecto, cuja função é discriminar, medir e classificar. O conhecimento racional tende a ser fragmentado. Gera atividade egocêntrica. A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, orientada para objetivos. É a forma mais fiável de descobrir o que é verdadeiro.
O conhecimento “Intuitivo” baseia-se numa experiência direta, não-intelectual, da realidade em decorrência de um estado ampliado de percepção consciente. Tende a ser sintetizador, holístico e não linear. É um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo. A intuição leva o sujeito a acreditar com determinação que algo poderá acontecer. É a realidade sentida e compreendida absolutamente de modo direto, sem utilizar as ferramentas lógicas do entendimento: a análise e a tradução. O raciocínio é inconsciente na intuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário