Bem Vindo!

"Este blog nasceu como requisito da matéria de Seminário de Integração I, ministrada pelo professor Felipe Aço. O objetivo do blog é o de levar à público nossas experiências e elaborações em sala de aula, tornando assim, possível a interação e integração dos grupos, aflorando ideias e pontos de vista que muitas vezes não se manifestam em sala de aula".
Somos estudantes do 5º semestre do curso de Psicologia, com faixas etárias distintas. Acreditamos que os nossos caminhos não se cruzaram por acaso. Aprendemos muito uma com a outra e o convívio diário nos leva a uma leitura da realidade, a qual compartilhamos e nos induz a sairmos da zona de conforto, de forma desafiadora, e é nesse momento que também surgem divergências para as quais tentamos encontrar um equilíbrio e colocar em prática a constante aprendizagem integrando de certa forma as nossas vidas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Aula do dia: 14.03.2011

O PONTO DE MUTAÇÃO (autor: Fritjof Capra)

CAPRA analisa os organismos sob a perspectiva sistêmica da biologia, desde que começou a ser estudada. Comprara os organismos às máquinas, assim como Descartes e Newton comparavam o corpo de animais a um relógio. Embora seja imprescindível que se conheça as “peças” é preciso observar os processos e não as estruturas. A primeira diferença básica é que as máquinas são construídas e os organismos crescem. Enquanto a estrutura mecanicista tem suas atividades baseadas na funcionalidade de sua estrutura, a orgânica é desenvolvida visando os processos que irá desempenhar. Os sistemas naturais são essencialmente dinâmicos, por isso, deve haver uma interação e interdependência entre organismos e o meio.
Após o surgimento da física quântica, o mecanicismo revelou-se uma maneira imprecisa e obsoleta de se observar o universo. A física quântica opõe-se a ideia de que para entender o todo é preciso fragmentá-lo, e é nesse contexto que a visão sistêmica ganha força. Essa teoria tem como fundamentos o processo, a mudança, a flutuação, os ciclos e a auto-organização. 
Portanto, a dinâmica subjacente aos principais problemas de nosso tempo, o câncer, o crime, a poluição, o poder nuclear, a inflação, a carência de energia, é sempre a mesma. Chegamos a uma época de mudança dramática e potencialmente perigosa; um PONTO DE MUTAÇÃO para o planeta como um todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário