“ATENDIMENTO PARA DEFICIENTES AUDITIVOS”
A apresentação deste tema despertou grande interesse e conscientizou-nos quanto as posturas e procedimentos em relação a este tipo de deficiência. Percebemos que o grupo tentou desmistificar a questão das “diferenças” dentro do contexto social. Procuramos nos inteirar e buscar algum conhecimento a mais sobre a forma como a sociedade em geral se posiciona, principalmente num contexto empresarial, onde atuam profissionais com este tipo de deficiência. Tentamos analisar e identificar a comunicação entre o paciente surdo e o cliente, pensamos no relacionamento do profissional da saúde e no ambiente de convívio social dos surdos. Na categoria comunicação, com certeza, existem barreiras, mas com o intuito de disponibilidade e paciência, acreditamos ser possível interagir através de gestos, pois estes pacientes passam a ter facilidade de fazerem a leitura labial e entenderem aquilo que está sendo emitido pelas pessoas. Ressaltamos também a necessidade de formação sobre o paciente surdo, pois este certamente encontra inúmeras barreiras para se engajar dentro do contexto determinado como “pessoas normais”. Acreditamos que existe pouco suporte dos órgãos competentes para dar a necessária assistência. Conviver com “diferentes” é o desafio de cada dia, e com “diferentes deficientes” o desafio é maior, pois exige “abertura” e “dedicação”. Nosso propósito é uma maior percepção, a partir deste momento, para com pessoas com esta deficiência.
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